quinta-feira, 7 de abril de 2011

Agenda [actualizado]

CONCERTOS

Diamanda Galas
Sábado 9 de Abril, Teatro Municipal, Guarda


Swans + Powerdove
Sábado 9 de Abril, Aula Magna, Lisboa
Domingo 10 de Abril, Casa da Música, Porto


EVENTOS

Morcego’s Birthday Party
Sexta 8 de Abril, Metropolis, Lisboa



Bouquet of Dreams
Sexta 8 de Abril, Parke, Porto



Synth.Etics
Convidado: Phosgore (de) Live act
Sábado 9 de Abril, Metropolis, Lisboa



Evil Soundz
Sábado 9 de Abril, Club Noir, Lisboa

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cemitério dos Prazeres, pela Companhia do Chapitô


Até 24 de Abril, de quinta a domingo, a Companhia do Chapitô apresenta "Cemitério dos Prazeres", no emblemático espaço da cidade de Lisboa com o mesmo nome.
A sinopse, segundo a página oficial:

Num ambiente cómico, horripilante, estranho e macabro, estas personagens grotescas e sinistras deambulam numa paisagem sem alma em busca do cheiro do prazer. Reunidos pelo destino neste submundo cruel e intemporal, estas criaturas executam a sua perpétua rotina, enquanto se contorcem em formas de êxtase e tormento.
Mas, mesmo dentro deste sítio bizarro e inquietante, há sempre um sentido da realidade que consegue emergir, desvendando assim, a comédia e a tragédia da condição humana neste Cemitério dos Prazeres.

Mais informação: site do Chapitô

Agenda [actualizado]

EVENTOS

Rock the Fuck Up
Sábado 2 de Abril, Bar V5, Porto


Flashback
Sábado 2 de Abril, Pitch, Porto

quinta-feira, 24 de março de 2011

Club Noir



Antes de mais, o meu contrito mea culpa por não ter escrito sobre o Club Noir mais cedo quando já o podia ter feito. (A preguiça é um pecado tão feio...)
Depois de tantos anos sem alternativas, em Lisboa, a coisa começa a compor-se. Foi com muito agrado que conheci o Club Noir, inaugurado na rua da Madalena (baixa) em Fevereiro. Aqui está um espaço com tudo para agradar e todas as potencialidades que se possam imaginar.
À entrada, junto ao bar, existe uma sala onde se facto se pode conversar em grupo. A música é audível e a pista de dança é visível mas não atrapalha o convívio.
A mencionada pista de dança, por sua vez, ocupa exactamente o espaço suficiente para ser ao mesmo tempo intimista e convidativa (em suma, uma pista de dança "a sério", ao contrário de pista de dança improvisada como acontece em tantos bares). De facto, se estivéssemos nos anos 80 chamaria ao espaço nada mais nada menos do que bar/discoteca, porque é precisamente o que o espaço oferece. Mais nas "profundezas" há uma terceira sala, a que chamo a sala dos sofás, que oferece oportunidade para conversas mais... "aconchegadas". Aqui a minha opinião não é muito favorável (mas sou suspeita à partida porque detesto sofás): a música na "sala dos sofás" é tão elevada como na pista de dança e os sofás, se houvesse mais luz, dariam ao espaço um aspecto de "sala de espera". Talvez uma sala a melhorar, na minha opinião.
Tirando os sofás (que segundo me disseram já lá estavam quando o bar foi adquirido) nada a apontar à decoração e à iluminação. Podia ter um toque mais "pessoal" mas acredito que com o tempo, e os cartazes, e as recordações, chega-se lá.
Quanto à música, pelos dois eventos a que assisti fiquei com a impressão que depende do DJ ou da temática da noite, o que também é bom sinal. Respeitam-se os gostos das pessoas e não se engana ninguém caindo nos mesmos êxitos do costume, batidos e "rebatidos" por todo o lado. (Uma das coisas de que gostava na antiga Juke Box -- a do Bairro Alto -- era entrar lá e não conhecer nada do que estava a passar. A mim nunca ouvirão criticar música obscura.)
Por último, mas não menos importante, gostava de realçar a localização. O facto de se situar na baixa, numa rua afastada do mainstream dos bares (Cais do Sodré, Bairro Alto, etecetras e tais que não vou referir) é um ponto muito positivo. Quem frequentava a Juke Box, à tarde e a noite, na rua da Fé, sabe bem do que falo. O Club Noir, tal como a Juke da r. da Fé, tem a vantagem de ser apenas frequentado por gente que sabe para onde vai e para o que vai. Gente da cena, gente que não cai lá de pára-quedas. Talvez, com o tempo, surja a mística que o ambiente pede e encoraja. Logo, toca ir ao Club Noir e a espalhar a palavra pelos amigos. Das vezes que fui não me pareceu que estivesse suficientemente "povoado", certamente por ser um sítio ainda novo. Por isso insisto, toca a ir! Toca a recriar a mística! E já agora, toca a recriar a "dança em círculo". Isso, infelizmente, tem-se perdido, e cá por mim tenho saudades da cumplicidade que se criava. (Sabem do que falo, não sabem?...)
Um ponto negativo apenas: Já estou mal habituada desde que os bares começaram a fechar mais tarde em Lisboa. O Club Noir fecha mesmo às 4 da manhã. Enfim, tudo o que é bom parece que acaba sempre cedo demais, não é?

Festival Entremuralhas

Já há cartaz e datas para o Festival Entremuralhas, a decorrer este ano entre 29 e 31 de Julho no castelo de Leiria:


A acompanhar.

Agenda [actualizado]

EVENTOS

The Final Hour
Sexta 25 de Março, Metropolis, Lisboa



Klaustrophobik Mutation
Sexta 25 de Março, Club Noir, Lisboa



Back to the 80's
Sábado 26 de Março, Metropolis, Lisboa



Alquimia Nocturna:O Corvo e a Coruja
Sábado 26 de Março, 17h-21h, Castelo de Asgard, Sintra
Gothic Bellydance "Alquimia Nocturna", pela Kahina Spirit, no Castelo de Asgard, Sintra - das 20 às 21 com workshop de iniciação à Dança Oriental das 17 às 19.
Organização Abismo Humano
Página do evento no Facebook
Página do evento no Blogger



Eyes Wide Shut, Ears Wide Open
Sábado 26 de Março, Club Noir, Lisboa

segunda-feira, 14 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Agenda [actualizado]

EVENTOS

Mascarade Ball
Segunda 7 de Março, Metropolis, Lisboa
Convidado especial Ronny Moorings (Clan of Xymox)



Carnaval
Segunda 7 de Março, Club Noir, Lisboa



Metropolis Nights
Sexta 11 de Março, Metropolis, Lisboa



TechNoir
Sexta 11 de Março, Club Noir, Lisboa



Bouquet of Dreams
Sexta 11 de Março, Parke, Porto



Gravefest Warm Up Party
Sábado 12 de Março, Heavens, Porto



Synth.Etics
Sábado 12 de Março, Metropolis, Lisboa



Blitz Club
Sábado 12 de Março, Club Noir, Lisboa

quinta-feira, 3 de março de 2011

Agenda [actualizado]

EVENTOS

Maniac Ritualz
Sexta 4 de Março, Club Noir, Lisboa



Back to the 80's
Sábado 5 de Março, Metropolis, Lisboa



The Darkest Side of Mr. Sue
Sábado 5 de Março, Club Noir, Lisboa



Mascarade Ball
Segunda 7 de Março, Metropolis, Lisboa
Convidado especial Ronny Moorings (Clan of Xymox)



Carnaval
Segunda 7 de Março, Club Noir, Lisboa

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Álgida - Dias Cinzas

Formados em 2005 em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil), os Álgida procuram, e diria mesmo que encontraram, o seu espaço musical algures entre sonoridades post-punk e o rock gótico.
Foram precisos 5 anos para que conhecêssemos o primeiro álbum de estúdio de uma banda que, à semelhança do seu nome, varia nas suas músicas entre a gélida parede sonora dos instrumentos e o calor dos sentimentos cantados.
Ao tocar com os olhos pela primeira vez no booklet assume-se que os Álgida não são só musica, são todo um universo estético que se imiscui e completa com o trabalho sonoro. O cd vem inserido num livro de BD, onde as letras ganham vida entre cenários desenhados que as acolhem e as interpretam, de resto, a qualidade da ilustração (a cargo de Frank Tartari Fialho), do papel e da impressão, justifica e de que maneira o tempo de espera.

As 16 musicas que compõem o cd variam entre as influências declaradas e sem pudor: o post-punk dos Joy Division (“Flores do Mundo”) está bem reflectido em algumas faixas do álbum, bem como os Sisters of Mercy ou mesmo uns mais recentes Placebo (“Tiresia”) que completam em jeito de homenagem algo que as bandas mais recentes têm receio de assumir. Mas, falta-me a última nota, excelente, para as letras: bem escritas e sempre na língua mãe, que ajudam a criar todo um imaginário entre o amor impossível e os objectivos inatingíveis tão ao gosto do público alvo. Estas letras vestem roupagens rock, ora sufocante e gélido (“Seus Braços”, “Dias Cinzas”) ora mais aberto e rude (“Cada Vez Mais Longe”, “A Palavra”), e fazem de Dias Cinzas um álbum para ouvir e ouvir novamente, para folhear e folhear novamente.

A não perder de vista:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Revista Abismo Humano nº 7

Já está online a edição nº 7 da revista Abismo Humano. A versão física pode ser encomendada por email ou adquirida nos locais habituais.



Ler online
A versão em papel pode ser também adquirida no Gravefest (18 e 19 de Março, Caixa Económica Operária).

Agenda [actualizado]

CONCERTOS

Peter Hook: Unknown Pleasures
Sábado 26 de Fevereiro, Casa da Música, Porto


EVENTOS

The Final Hour
Sexta 25 de Fevereiro, Metropolis, Lisboa



Graveyard Sessions
Sábado 26 de Fevereiro, Caixa Económica Operária, Lisboa
Sorteio de bilhetes para o Gravefest (18 e 19 de Março)


Presença da associação Abismo Humano "com uma Máquina de Poemas e uma Máquina do Caos" (sic).


Workshop Bizarro
Sábado 26 de Fevereiro, 15h-20h, Estúdio Mahtab, Lisboa
Rua Marechal Saldanha, 28

Informação Abismo Humano:

Freakshop, o Workshop Bizarro é uma introduçăo ao freakshow / sideshow, uma série de proezas ou efeitos fora de normal, envolvendo ou năo riscos físicos, apresentados ao publico de modo circense ou adaptados ao performer.
Já imaginaste andar descalço em vidros partidos? Colocar lâminas afiadas na boca? Espetar um prego pelo nariz?
Neste workshop serăo ensinadas essas e outras proezas de modo a serem realizadas com segurança e sem ......dor.

OBJECTIVOS
Com uma abordagem bastante pratica, este workshop tem como objectivos permitir aos participantes obterem conhecimentos básicos sobre algumas proezas ou efeitos bizarros.
No final do workshop, os participantes terăo adquirido conhecimentos e prática base para desenvolverem e realizarem os efeitos e proezas ensinados.
Será entregue um Manual de apoio.
Mais informação: www.freakshop.pt.vc
15% desconto "bastando para isso avisar que vieram em nome da Abismo Humano".


Forbidden 80's
Sábado 26 de Fevereiro, Club Noir, Lisboa



Hauptbahnhof
Sábado 26 de Fevereiro, Heavens, Porto



Festa de apresentação da loja Mithos + Concerto La Chanson Noir
Sábado 26 de Fevereiro, Lock, Porto


Loja Mithos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Abismo Humano apresenta "Alquimia Nocturna"

Chegado por email, uma organização Abismo Humano:

Com

Apresentação de Gothic Bellydance por Kahina Spirit: Alquimia Nocturna - O Corvo e a Coruja no Castelo de Asgard em Sintra, 26 de Março. Com Workshop de iniciação à Dança Oriental. A não perder!! Mais info: razikahina@gmail.com

Workshop de Iniciação à Dança Oriental - 17:00 às 19:00
Lanche/Pausa - 19:00 às 20:00
Apresentação: "Alquimia Nocturna - O Corvo e a Coruja" - 20:00 às 21:00

Inscrição - 5 shimmies
(Reservas para: razikahina@gmail.com
abismohumano@gmail.com
castelodeasgard@gmail.com)
Pagamento no Castelo de Asgard.

(POR FAVOR, PARA AS PRE-INCRIÇÕES É INDISPENSÁVEL O ENVIO DOS VOSSOS DADOS: NOME E E-MAIL, PARA UM DOS CONTACTOS ACIMA REFERIDOS. O WORKSHOP DAS 17:00 ÀS 19:00 SÓ É FACULTADO CONSOANTE RESERVA)

* Todo o dinheiro das inscrições reverte a favor do Projecto Gothic & Metal-Fusion Bellydance.

Inscrições limitadas!!

Página do evento no Facebook
Página do evento no Blogger

Agenda [actualizado]

CONCERTOS

Moonspell
Segunda 14 de Fevereiro, Teatro Rivoli, Porto


EVENTOS

Bouquet of Dreams
Sexta 18 de Fevereiro, Parke, Porto



Flashback
Sexta 18 de Fevereiro, Pitch, Porto



Rede da Madrugada
Sábado 19 de Fevereiro, Club Noir, Lisboa



Synth.Etics
Convidado especial Albert Code
Sábado 19 de Fevereiro, Metropolis, Lisboa



Lisbon's Burning 3
Sábado 19 de Fevereiro, Copenhagen, Lisboa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pray Silence Festival 2011 CANCELADO



Está oficialmente cancelado o Pray Festival 2011. Anunciado aqui com mais de um ano de antecedência da sua (suposta) realização (de 26 a 28 de Agosto, em Lisboa), este era um festival que "fermentava" muita expectativa pelo grande número de bandas aliciantes que continha no cartaz. Nos últimos meses, contudo, veio-se a detectar, pelos desmentidos de algumas das próprias bandas anunciadas e outros relatos menos abonatórios relativos à organização do evento, que este seria única e somente "virtual", pelo que a notícia oficial do cancelamento não foi exactamente um choque para quem acompanhou os desenvolvimentos.

Em jeito de comentário (e aviso à comunidade) poderá dizer-se que já não é a primeira vez que grandes cartazes são anunciados com bastante antecedência para se virem a revelar um logro (no mínimo, um logro de expectativas), e que é fortemente aconselhável não comprar bilhetes se algo na organização de um evento parecer suspeito. Sinais de aviso têm sido, infelizmente, um cartaz "bom demais para ser verdade" e eventos anunciados com grande (demasiada) antecedência.

Fica o comunicado lacónico da organização, para a posteridade:

Dear Friends,
It is with great regret that we have to make the very hard decision to cancel Pray Silence Festival 2011. Unfortunately due to various circumstances it seems we are unable to proceed. We are eternally grateful to all of you who have supported us since the beginning. Almost since the beginning we suffered a coordinated attempt to undermine public confidence in the festival meeting it's targets and people being told they would be taking a risk on buying tickets. With the Festival integrity severely compromised we could have been put in a position where we might not have been able to pay the bands and we could not professionally take the risk to allow suppliers and traders to set up and artists to travel to us without guaranteeing them an audience. Everything was in place for the event to go ahead and the organizers had the proper permissions. All ticket money and deposits are safeguarded and we are able to completely refund ticket holders and traders. The refunds will be sent to the email address used to purchase the tickets at EventBrite. For any information, contact us to our email below.

We want to thank everyone who has supported us during the last year and the team who have worked very hard to put together the amazing event we had planned.
Many thanks, Pray Silence Festival
festival@praysilence.org

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Agenda

CONCERTOS

Moonspell
Segunda 14 de Fevereiro, Teatro Rivoli, Porto


EVENTOS

Metropolis Night
Sexta 11 de Fevereiro, Metropolis, Lisboa



TechNoir
Sexta 11 de Fevereiro, Club Noir, Lisboa



O Turno da Noite
Sábado 12 de Fevereiro, Club Noir, Lisboa

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Agenda [actualizado]

CONCERTOS

Young Gods
Segunda 31 de Janeiro, Santiago Alquimista, Lisboa
Terça 1 de Fevereiro, Teatro Municipal, Guarda


Mão Morta
Quinta 3 de Fevereiro, Teatro Rivoli, Porto


EVENTOS

Toxikaotic Night
Sexta 4 de Fevereiro, States Club, Coimbra



Club Noir: Inauguração
Sábado 5 de Fevereiro, Club Noir, Lisboa
Inauguração de novo bar dedicado à música alternativa. Rua da Madalena, 123. Aberto aos fins-de-semana e vésperas de feriado.




Back to the 80's
Sábado 5 de Fevereiro, Metropolis, Lisboa