Imagens alerta

O Blogger voltou a portar-se mal com a colocação de imagens. Até o Blogger atinar não haverá imagens nos posts.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Manifesto do Pórtico



O Pórtico é um portal que se destina a divulgar eventos, notícias, locais, música e outros temas de interesse para o movimento gótico português, à semelhança do que se faz noutros países.

Um pouco de História
O projecto, humilde e despretensioso, surgiu em finais de Agosto de 2006 para suprir a falta de um único site de informação organizada e concisa que apenas e só cobrisse temas que interessassem ao movimento em Portugal: festas, concertos, lojas, fóruns, outros sites, e tudo o resto que se mostrasse relevante. Mas o mérito de arrancar com este espaço (ousado para a altura) não se deve apenas aos fundadores: tivemos muito apoio e incentivo de outras pessoas a quem propusemos a ideia e que também sentiam a falta de um portal semelhante. O movimento, em Portugal, sempre viveu muito de se pertencer a grupos fechados de onde a informação só passava para conhecidos directos ou indirectos. Resultado, muitas vezes os eventos aconteciam e ninguém sabia que tinham existido. Não havia um site que agregasse e organizasse a informação e tínhamos que ir pescá-la, aqui e ali, com as grandes perdas de tempo que isto acarretava. Então pensámos: porque não partilhar uns com os outros e tornar a procura mais fácil para todos? Para nossa surpresa, a adesão das pessoas foi grande e calorosa e acho que falo por todos quando digo que o nosso trabalho (prazer) tem sido apreciado e nos sentimos recompensados quando recebemos comentários e mails de apreço e ajuda e novos colaboradores.

Como funciona o Pórtico?
O lema do projecto poderia ser "se te interessa a ti ou a pessoas que conheces, interessa ao Pórtico".
A participação depende da disponibilidade de tempo e interesses de cada colaborador. Todos os artigos e comentários publicados são, obviamente, da inteira responsabilidade dos seus autores.
A escrita do Pórtico pretende-se informativa e objectiva: jornalística. O Pórtico não é um blogue pessoal mas sim um espaço de informação. A única excepção a esta regra são os artigos de opinião (crítica, comentário, etc) que têm forçosamente uma grande componente subjectiva e onde é difícil não mencionar gostos pessoais.
O Pórtico é imparcial e pretende divulgar todos os eventos de interesse sem ter em conta quem os organiza e quem os frequenta.
A publicação dos artigos tem seguido a regra "quem sabe primeiro e acha interessante, publica". Em caso de dúvida, pode-se sempre auscultar as opiniões dos outros colaboradores.
Este projecto funciona como um passatempo e não tem fins lucrativos. O nosso objectivo e gratificação é contribuir para o movimento gótico da mesma forma que o movimento gótico contribuiu para as nossas vidas.

Quem pode colaborar no Pórtico?
Em princípio, toda a gente, mesmo sob anonimato. O Pórtico funciona no Blogger porque é acessível e gratuito e porque graças ao sistema de comentários é um espaço onde qualquer pessoa pode deixar notícias e mesmo corrigir informação. Deste modo, o projecto quase que vive por si próprio e não ocupa tempo com manutenção, o que é muito importante para todos os colaboradores porque o Pórtico é, afinal, um passatempo, e não tem fins lucrativos.
Para ser colaborador efectivo do Pórtico é necessário, acima de tudo, ser sensível à cultura gótica. O Pórtico não é um portal de metal, nem de electrónico, nem de alternativo. Embora não recuse artigos sobre estes temas consoante o seu interesse, o Pórtico é um portal gótico e não se pretende aglomeração de informação que pode ser obtida mais facilmente noutro local mais específico. Ao longo destes primeiros anos a "linha editorial" do Pórtico, por assim dizer, já está bem definida.
Escrever bem é um requisito preferencial.
De resto, basta ao colaborador do Pórtico desejar também retribuir à comunidade tudo aquilo que o movimento gótico lhe deu.
Não existe regularidade de participação mas espera-se que o participante... participe. Dentro da sua disponibilidade.
Quem quiser tornar-se colaborador efectivo do Pórtico pode enviar o pedido por email a qualquer um de nós.

O futuro do Pórtico
Desde que o Pórtico foi fundado, em finais de Agosto e princípios de Setembro de 2006, muitas iniciativas idênticas têm surgido, quer em forma de fórum ou portal. Neste panorama, o objectivo do Pórtico não é dividir, nem competir, mas agregar a informação para o benefício de todos. Aliás, como sempre fez desde o início, mantendo uma isenção e imparcialidade cujas melhores testemunhas são os leitores que nos acompanharam até aqui.
O futuro do Pórtico passa por continuar o bom trabalho, privilegiando a agenda de eventos em todo o país e não se dispersando do lema de ser um portal assumidamente gótico.
Enquanto nos der gozo fazê-lo, estaremos aqui.
Contamos com todos os leitores para nos ajudarem a reunir informação, seja por email ou nas caixas de comentários.

O Pórtico é, como sempre foi, um portal de nós para vós e de vós para nós: um portal só para nós!

Muito obrigados pela vossa atenção!




6 de Novembro de 2008

4 comentários:

Paulo Moreira disse...

deixo aqui o meu blog para adicionarem e visitarem: http://paulojmoreira.blogspot.com/

cumprimentos

katrina a gotika disse...

Adicionado. :)

Vanessa disse...

Deixo aqui meu blog www.gvalkiria.blogspot.com
e o site de minha loja(dreadfalls) http://www.flickr.com/photos/gothassessorios/
para serem adicionados!

Obrigada
ps: gostei muito do site

katrina a gotika disse...

Adicionados.