Imagens alerta

O Blogger voltou a portar-se mal com a colocação de imagens. Até o Blogger atinar não haverá imagens nos posts.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Agenda [actualizado]

EVENTOS

Noite de S. João
Quarta 23 de Junho, Heavens, Porto



Bouquet of Dreams
Sábado 26 de Junho, Parke, Porto



Metropolis 2º Aniversário
Sábado 26 de Junho, Metropolis, Lisboa

sábado, 19 de junho de 2010

The Joy of Nature, Concerto em Lisboa e no Porto


Recebido por mail:



Nos próximos dias 2 e 3 de Julho, a Lurker’s Realm tem o privilégio de apresentar a primeira visita dos Açorianos The Joy Of Nature ao território Continental nacional, para dois concertos especiais que ficarão certamente na memória de todos os presentes.

Bastiões nacionais do panorama Folk mais experimentalista, mas bem enraizado na tradição, têm construído ao longo da última década uma sólida carreira com base em excelentes discos lançados por algumas das melhores editoras mundiais neste espectro sonoro.

No dia 2 de Julho (uma Sexta-feira), o evento terá lugar na Caixa Económica Operária (em Lisboa), com a presença dos Plateau Omega na primeira parte da actuação. Este projecto nascido na capital há alguns anos, explora uma sonoridade mais ambiental, psicadélica e experimentalista, indo para além das fronteiras físicas na procura da aniquilação do ego.

No dia seguinte, 3 de Julho (um Sábado), será a vez da Fábrica de Som (no Porto) receber o evento, desta feita com a primeira parte a ser assegurada pelos Terra Oca. Este projecto nascido há cerca de 7 anos na Cidade Invicta convida o ouvinte a uma viagem às profundezas dos mitos da Terra recorrendo a uma miríade de elementos electro-acústicos para criar ambiências envolventes e quase ritualistas.

Ambos os eventos têm abertura de portas às 22h, sendo que as actuações terão inicio por volta das 22h30m – os horários serão cumpridos!

Todos os que marcarem presença nos eventos serão brindados com um disco de The Joy Of Nature preparado especialmente para estes concertos. De nome A Evasão Das Fadas, tem a referência LR001 e marca também a estreia da Lurker’s Realm nas edições discográficas.

O disco apresenta 10 faixas que percorrem uma faceta mais melódica, ambiental e experimentalista dos The Joy Of Nature, apresentando-nos uma banda no pico da sua forma criativa e de performance. Será disponibilizado numa embalagem especial, feita e cosida à mão, numerada e assinada, com um insert e uma lembrança Açoriana incluídos. Um disco verdadeiramente único, disponível apenas para quem marcar presença nos eventos.

Ambos os eventos têm preço de admissão de 10€, sendo que reservas podem ser efectuadas através do email: lurkersrealm@gmail.com, sendo aceites até ao final do mês de Junho. Todas as reservas terão direito a um brinde surpresa especial, a ser desvendado na data dos espectáculos.

Antes e depois do espectáculo os DJ’s convidados estarão a cargo da selecção musical ambiente, estando também disponível uma banca de merchandising dos artistas e da promotora.

Prevêem-se duas noites verdadeiramente mágicas, por isso contamos com a presença de todos em dois eventos que ficarão marcados para a posteridade.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pray Silence Festival 2011



Começa a fermentar o anúncio de bandas para o Pray Silence Festival, a realizar em Lisboa, para o ano, de 26 a 28 de Agosto.
Até agora, são estas:

* Clan of Xymox (de)
* Diary of Dreams (de)
* In the Nursery (uk)
* Ordo Rosarius Equilibrio (se)
* Nosferatu (uk)
* Attrition (uk)
* Two Witches (fi)
* Kommunity FK (usa)
* Psyche (de)
* Sinmasters (fi)
* Midnight Configuration (uk)
* Ankst (sa)
* Rhombus (uk)
* Pretentious, Moi? (uk)
* MethodCell (uk)
* The Realm (uk)
* Inertia (uk)
* The Last Cry (uk)
* Deviant UK (uk)
* The Last Dance (usa)
* Phantom Vision (pt)
* Grooving in Green (uk)
* Sapphire Solace (uk/usa)

Para ir acompanhando aqui.

Peter Murphy em Évora no Festival Alentejo



Notícia Blitz:

Peter Murphy vai ser o cabeça de cartaz do Festival Alentejo, a realizar entre 30 de Julho e 1 de Agosto, em Évora. O (ex?)vocalista dos Bauhaus toca no dia 30. No segundo dia do festival salienta-se a presença dos Alphaville.

Noctivagus apresentam novo single "Delírios da Luz"

Chegado por email:

Já se encontra disponível para escuta no myspace:

www.myspace.com/noctivagusofficial

o novo single dos Noctivagus, com as canções, "Pilgrim Dimension" e "Delirios da Luz". Este single marca assim o regresso às gravações, nos estudios Maddog onde a banda trabalhou com o produtor Paulo Vieira. Assim que possivel, poderá ser encontrado em formato cd numa edição limitada de 100 cópias.
Os Noctívagus são: Lino Átila na voz , Fernado N. na guitarra baixo, Nuno D´Ávila na guitarra e Lady Miss kill na bateria (drum machine).

Agenda

CONCERTOS

Client
Sábado 19 de Junho, Casa das Artes, V. N. Famalicão


EVENTOS

Back to the 80's
Sexta 18 de Junho, Metropolis, Lisboa



Underground Revolutions
Sexta 18 de Junho, Heavens, Porto



The Final Hour
Sábado 19 de Junho, Metropolis, Lisboa



Heavens, programa de sábado
Sábado 19 de Junho, Heavens, Porto

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Visão de um ser desprevenido: Performance - The Great Learning, Paragraph 5, Cornelius Cardew


Fiquei com a sensação que o acaso me permitiu assistir no sábado (dia 29) à, minha, definição mais perfeita de performance, tanto em execução como em concepção. Infelizmente quis também o acaso que fosse um dos poucos a ter esse privilégio.
A performance artística, como a entendo, deverá ser chocante e de enredo difícil de deslindar e, claro está, esta assentou que nem uma luva.

A ligação de Cardew ao trabalho de John Cage, devia por si só ser razão suficiente para arrastar aos Aliados o meio mundo artístico, mas mais uma vez a cultura e em particular a arte move-se por caminhos estranhos e normalmente tortuosos.

Os movimentos dos performers, aparentemente, desconexos, tanto em relação ao som como entre si, agradaram-me bastante, ainda mais porque escondiam em si o seu oposto: a disciplina que apenas se revelava – quando cada um, à vez, se dirigia a uma mesa e confirmava na checklist que movimento se seguiria e assinalava o anterior, e ainda, quando em uníssono diziam o parágrafo traduzido por Erza Pound do Confúcio (tinha a ver com disciplina mas não me recordo o nome). Afinal a peça chama-se The Great Learning, que esperar?
Caótico foi o momento em que todos os participantes se juntaram no fundo da sala e ecoaram sons vindos dos mais variados utensílios a bater entre si: caixotes, tachos, ferros, garrafas, etc… aqui ninguém me tira da ideia que ouvi um pouco de Virgin Prunes. Mais tarde a liberdade da composição voltaria a ser escutada por arcos de violino a passar em serras, antes de vários tipos de comida e bebida voar, mais uma vez de forma caótica, por todo o espaço da Culturgest. Tudo isto seria revelado quando parte dos performers saíram à rua, arrastando atrás de si parte destes despojos, em marcha fúnebre, talvez em busca do publico que escasseou dentro da sala, enquanto, no interior, o defunto era vestido com os restos da comida (homenagem ao Cornelius Cardew? à musica como a conheciam nos anos 60/70? à performance em si? não me cabe a mim responder a estas questões interpretativas).

Poderia elucidar-vos melhor sobre o contexto do que vi, poderia tentar responder a estas questões mais interpretativas – está tudo num pequeno jornal facultado pela Culturgest sobre as peças. Mas por mais que tentasse vos explicar, cada palavra ficaria aquém da experiência que tive. E cada um que ali este no sábado teve a sua.

A quem não esteve :"Não sabeis o que perdestes ò gentes de pouco tempo."

Para mais informaçoes sobre a performance e sobre a exposição na página da Culturgest

terça-feira, 8 de junho de 2010

2/3 de critica : Messer Chups, Armazém do Chá, Porto


A partir do trabalho em estúdio deste trio russo, de sonoridades rockabily com alguns ares de horror punk, criei algumas reservas em relação a como seria o concerto, não por falta de qualidade, mas pela sensação de que, provavelmente, o concerto se tornaria monótono. A sensação confirmou-se. O concerto começou pela uma da manhã no piso superior do Armazém do Chá e revelou um duo de cordas pouco activo e um baterista que tentava a custo não deixar cair uma audiência cuja expectativa ia morrendo ao ritmo das musicas. Apesar das referências ao fim da digressão (em jeito de pedido de desculpas pela falta de energia) e a uma pretensa ressaca da noite anterior (o que deixa antever que pelo menos a cidade de Lisboa terá visto um concerto de maior qualidade), as deixas pré-fabricadas que separaram as musicas não os salvaram - acabaram por se tornar tão desinteressantes quanto o concerto em si.
Contra eles um factor importantíssimo: o espaço. O palco (já vi degraus maiores) não permitia sequer um passo a cada musico e o publico comprimia-se numa sala exígua. Estes factores poderão muito bem ter contribuído para a má prestação do trio, mas permitem também, levantar questões sobre o nível de exigência de algumas bandas em relação aos espaços onde aceitam dar concertos e às necessidades implícitas para oferecerem o que de melhor fazem.
Em resumo e até porque esta critica é apenas sobre os 2/3 que vi do concerto, percebe-se que a qualidade está lá, mas que ao vivo, pelo menos desta vez, não resultou e na minha opinião, a voz de Zombierella é uma mais valia ao vivo, deviam utilizá-la mais vezes.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Agenda

EVENTOS

Masquerade Night
Quarta 9 de Junho, Heavens, Porto



Decades
Sexta 11 de Junho, O Ninho de Nosferatu Bar, Porto



Toxicaotic III
Festa de lançamento do novo álbum dos ESC: "Eight Thousand Square Feet"
Sábado 12 de Junho, Beat Club, Leiria

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Agenda [actualizado]

CONCERTOS

Fade In Festival: Mr. Joe Black e La Chanson Noire
Quarta 2 de Junho, Teatro Manuel Franco, Leiria


EVENTOS

Black Coffin Night
Quarta 2 de Junho, Heavens, Porto



This Will Be a Bloody Epic Night
Sexta 4 de Junho, Heavens, Porto



Tributo a The Sisters of Mercy
Sexta 4 de Junho, Metropolis, Lisboa



Heavens, programa de sábado
Sábado 5 de Junho, Heavens, Porto



Back to the 80's
Sábado 5 de Junho, Metropolis, Lisboa