Imagens alerta

As imagens regressarão aos posts quando o Blogger permitir.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

HALLOWeeNIGHT! - 31 Outubro - SWING - Porto




Post original publicado por Gotika no pórtico

Diamanda Galás no CCB

No dia 21 de Novembro pelas 21horas o grande auditório do CCB abrirá as portas ao espectáculo “Guilty, Guilty, Guilty” de Diamanda Galás.

“As capacidades performativas aliadas à portentosa voz de Diamanda Galás transformam as suas apresentações em palco numa experiência extra-sensorial. É talvez por essa razão que alguns dos seus álbuns mais aclamados se apresentem em formato ao vivo. Plague Mass, Malediction & Prayer e os mais recentes La Serpenta Canta e Defixiones: Will and Testament, Orders from the Dead ajudaram a fazer chegar ao público que nunca teve o privilégio de ver um concerto seu a excelência da artista norte-americana.
Três anos após as últimas edições discográficas, Galás aventura-se por um repertório que apresenta, entre outros temas, versões de canções celebrizadas por Johnny Cash, Frank Sinatra e Edith Piaf. Guilty Guilty Guilty é o nome desta nova experiência que não deixa de parte composições originais da artista, sempre vagueando entre trágicas canções de amor homicida e de morte.
Diamanda Galás aprendeu cedo a tocar piano clássico. O gosto pela música levou-a a completar o curso de artes visuais e musicais na Universidade da Califórnia. Em 1979 estreou-se com o papel principal na ópera Un Jour Comme un Autre no Festival d Avignon (França). Três anos depois editava Litanies of Satan, o seu álbum de estreia e um exercício dramático no qual a sua amplitude vocal dava corpo à obra homónima de Charles Baudelaire.
Com uma consciência socio-política apurada, Galás aposta em obras polémicas, poéticas mas complexas e interventivas. Compõe e canta em diversas línguas (latim, grego, arménio, castelhano, hebraico, francês e inglês) com influências vindas de áreas tão distintas quanto o jazz, a ópera e os blues. Em Vena Cava vagueou entre exercícios de spoken word e cânticos a capella e em The Sporting Life, com a ajuda de John Paul Jones (Led Zeppelin) aproximou-se do universo pop/rock. Editados em simultâneo no final de 2003, os álbuns duplos La Serpenta Canta e Defixiones: Will and Testament são os mais recentes registos discográficos de Galás, que se prepara para apresentar um novo disco em 2007.”

Nine Inch Nails no Coliseu

Pela primeira vez em Portugal e logo em dose tripla, sim leram bem são 3 as datas para o Coliseu de Lisboa (10, 11 e 12 de Fevereiro).

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Gathering Party


A quem possa interessar...



11.Novembro.2006
Santiago Alquimista
Rua de Santiago, 19
Lisboa
Dress Code obrigatório!

Mais informações em The Gathering Party


Post original publicado por Gotika no pórtico



Mais informação em Outubro Negro


Post original publicado por Gotika no pórtico

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

69 Eyes

Os 69 Eyes preparam-se para lançar no próximo ano um novo álbum, “Angels”, pela Virgin/EMI. Para já podem ouvir o novo single aqui.
“Perfect Skin” tem lançamento agendado para o fim deste ano ou inicio do próximo e será acompanhado por versões ao vivo de “Devils”, “Christina Death” e “I Just Want Something To Do” (Cover dos Ramones) gravadas num concerto em Hollywood em Março deste ano.

Lisa Gerrard

A virtuosa metade dos Dead Can Dance tem previsto para 11 de Novembro o lançamento de “The Silver Tree” pela Rubber Records, para já e para quem for adepto, o mesmo pode ser adquirido no iTunes no seu formato digital.
Entretanto, para quem gosta e para quem não conhece, está disponível desde Setembro, apenas na página oficial, “Sanctuary”, um documentário, editado em DVD, sobre a vida e trabalho da cantora, que contem entre outros o vídeo de “Come Tenderness” musica retirada do álbum a ser editado em Novembro.

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Retro 80 Ateneu Lisboa 14 Out




Assim a temática lógica para esta reentré pós-Verão só poderia ser os 80’s, com música dos Joy Division, New Order, The Cure, The Smiths, Depeche Mode, entre outros nomes sonantes da cena 80.
A festa Retro 80’s abre com uma programação de curtas-metragens “Outlaw Shorts”, seguindo-se o Dj La Revenche de Las Pitas que prima por uma escolha musical movimentada, um desempenho profissional com loucura e non-sense à mistura, e, para fechar os nossos Dj’s fetiche, os Lisbon After Midnight que nos acompanham desde o início e já mais que provaram o seu valor nestas andanças.
O Ateneu é mais um espaço mítico da cidade de Lisboa. Edifício com mais de um século e com uma localização central (rua do Coliseu, Restauradores) reúne todas as condições necessárias para o efeito. A escola 1001 Danças, aqui sedeada, promete adicionar um pequeno extra à festa.
Resumindo, 14 de Outubro, Ateneu Comercial de Lisboa, 22h, 3€ de entrada, Retro 80’s.

Mais uma homenagem do Projecto Marginal a um movimento intemporal!


Mais informações em Projecto Marginal


Post original publicado por Gotika no pórtico

Arcana

Depois de assinarem contrato com a editora alemã Kalinkaland preparam-se para lançar no ano que vem um novo trabalho ainda sem título.
Entretanto dia 20 deste mês é lançada uma compilação de Darkwave/neoclássica (“Lightwaves Part II”) que conta com uma nova canção dos Arcana, “with lost in time”, que fará parte do próximo registo de originais da banda.

Underworld 14 Out Porto




Post original publicado por Gotika no pórtico

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Back in black


Um excelente artigo de 29 de Setembro no "The Guardian", se bem que mais cómico do que sério, sobre o início do movimento gótico no Reino Unido e a sua comercialização até aos dias de Marilyn Manson e Rammstein. O artigo deixa também a "ameaça" de que o gótico está na moda este Outono/Inverno (o que eu também já tinha visto em certas colecções de alta costura). *arrepios*
Alguns recortes:

Goth has returned to cast a long and dark shadow over rock music this summer and autumn. In August, the NME put the Horrors on the cover - a London band influenced by the Cramps who look like five grinning death's-heads. Other new acts such as Betty Curse and Dead Disco have put out CDs, and two compilations have claimed to bring together goth's forefathers. Goth has even reached the mainstream. Victoria Beckham and Colleen McLoughlin have recently dabbled in "goth chic" - faces made up to look pale, black lacy clothes and deathly nail varnish - though it's hard to imagine the Beckham and Rooney households rocking to Betty Curse, let alone the forgotten bands of the first wave of goth. It's a dramatic revival: barely a year ago, London's goth hangout, the Devonshire Arms, was saved from closure after a nationwide appeal to goths to boost its business.

In the 90s, goths all but disappeared as dance music became the dominant youth cult. The movement went underground and fractured into cyber goth, Christian goth, industrial goth, medieval goth and the latest sub-genre, zombie goth. Around the world, however, goth hit the mainstream. Goth crossbred with electronica and heavy metal in the form of Nine Inch Nails and Marilyn Manson. While the music of Nine Inch Nails owed more to the industrial-influenced music of Throbbing Gristle and Ministry, their subect matter (murder and trauma) and style (head-to-toe black leather) were unmistakably goth. Marilyn Manson, meanwhile, fused Alien Sex Fiend's electro-goth with Alice Cooper's theatrics and went to the arena circuit.


Post original publicado por Gotika no pórtico

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Amor-te

Desde dia 2 deste mês está em exibição a exposição “Amor-te” no Reservatório da Mãe de Água das Amoreiras onde se manterá até ao dia 28.
O registo fotográfico que é apresentado nasceu de um trabalho, feito em vários hospitais alemães, de Walter Schels (fotógrafo) e Beate Lakotta (jornalista do Der Spiegel), e apresenta fotografias a preto e branco dos rostos de doentes terminais em vida e na morte.
A exposição, que tem o apoio da AMARA, pretende chamar à atenção para o problema dos cuidados paliativos (Sábado foi o dia mundial dos cuidados paliativos).

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Dwelling

Para quem perdeu o concerto desta banda portuguesa de inspiração neoclássica englobado no ciclo Medusa, ou para quem simplesmente os quer rever, ficam aqui alguns concertos agendados :

14/10 - Barreiro (Auditorio Municipal Augusto Cabrita)
23/12 - Barcelos (Salão Nobre)

Laibach



A Mute anuncia para 23 deste mês o lançamento de "Volk", o novo trabalho deste grupo.
“Volk” não é mais que uma colecção de 14 canções inspiradas noutros tantos hinos nacionais que são interpretados pela industrialização e inspiração wagneriana dos Laibach, todos os temas são cantados em Inglês, no entanto existe a colaboração em cada tema, de cantores do país de origem que cantam na sua língua mãe.
Agendados estão também alguns dos concertos de apresentação deste novo trabalho.