segunda-feira, 18 de abril de 2011

Diamanda Galás, 16/04/2011, Teatro José Lucio da silva, Leiria


Pouco mais basta que atitude, voz e um piano para fazer render uma audiência:



Diamanda Galás, sábado, no teatro José Lúcio da Silva em Leiria, "espancou" vocalmente, sem demonstrar remorsos, todos aqueles que marcaram presença. Demonstrou o seu mau feitio ao expulsar os fotógrafos que faziam o seu trabalho junto ao palco, mas também demonstrou subtilezas e um poder vocal que embora sobejamente conhecido não deixa nunca de espantar. Diamanda é uma diva e só a estas é possível surpreender mesmo quando já se viu e reviu, apesar de se ter mantido fiel ao mesmo registo ao longo destes anos, ainda assim os olhos teimam em não a largar e os ouvidos em a ouvir.

Com uma carreira construída de trabalhos que versam atrocidades, homenageiam desfavorecidos e sem pudor denunciam injustiças, tivemos o prazer de assistir no sábado a uma homenagem aos refugiados. "The Refugee" toca lamentos e exulta as lutas nem sempre justas daqueles que exilados ainda gritam, no meio do alinhamento reconheci a peça "Lament for Marmara" e "Amesterdam" de Brell, não sei que mais ouvi, mas sei que ouvi e que não consegui tirar os olhos das costas da Diva a não ser quando lhe olhava para as mãos que, ora tocando delicadamente as teclas ora espancando-as como se fossem as culpadas de todas as injustiças, elevaram-me para um plano onde nada mais existe.



Uma última palavra para o som, absolutamente excepcional, a acústica do teatro já reconhecida noutros eventos, o ambiente cénico, simples mas com um efeito demolidor, e, sem dúvida, os técnicos e organização que ajudaram a tornar este concerto numa experiência inesquecível.



As fotografias foram tiradas com telemóvel pela isabel e têm a qualidade possível.

Etiquetas: , , ,

Comentários "Diamanda Galás, 16/04/2011, Teatro José Lucio da silva, Leiria"

 

Blogger Karl disse ... (19/4/11 01:15) : 

Foi extra-sensorial. Definitivamente.

 

Blogger I Am No One disse ... (20/4/11 10:24) : 

Não é todos os dias que nos é permitido assistir a tamanha genialidade.

 

Blogger katrina a gotika disse ... (21/4/11 03:26) : 

Adicionei críticas à página dos concertos.

 

Comentar